#Testes Automatizados "SELENIUM" Foco desse Projeto está nos Testes Automatizados usando SELENIUM, temos a pasta test com todas as classes de Test SELENIUM usando o padrão Page Objetc.
1.Existem diversos módulos do Selenium, dentre eles o WebDriver; Aprendemos como adicionar o Selenium WebDriver no projeto, como um dependendência do Maven; Aprendemos a adicionar o Driver do navegador em nosso projeto; Aprendemos a escrever um código de teste que abre uma janela do navegador e navega para uma página, utilizando a API do selenium WebDriver.
2.Que é possível recuperar elementos na página utilizando o método findElement(); Que é possível recuperar o código fonte da página utilizando o método getPageSource(); Que é possível recuperar o url atual do browser utilizando o método getCurrentUrl(); Que devemos utilizar o método sendKeys() para enviar textos para os inputs da página; Que uma das maneiras de submeter um formulário é via método submit().
3.O que é o padrão Page Object; As vantagens de se utilizar o padrão Page Object; Como implementar o padrão Page Object com classes Java.
4.Que o método findElement() devolve um objeto do tipo WebElement; Que não devemos enviar null pelo método sendKeys() ao testar campos vazios; Que um objeto Page Object pode devolver outro Page Object quando ocorre uma navegação entre páginas; Que podemos reaproveitar o objeto WebDriver entre diferentes objetos Page Object; Que podemos recuperar um elemento na página a partir de outro elemento; Que podemos utilizar herança, design patterns, dentre outras práticas para organizar os códigos de testes da aplicação.
- Que alguns testes podem falhar quando a aplicação utilizar códigos JavaScript, como por exemplo em chamadas AJAX; Que é possível configurar diferentes Timeouts na API do WebDriver; As boas práticas recomendadas no Guideline do Selenium WebDriver.