Skip to content

Trabalhando com Nooku e Eclipse

carlosdelfino edited this page Oct 28, 2010 · 8 revisions

Neste rápido tutorial vou mostrar como fiz para trabalhar com o Nooku com o Eclipse, em um ambiente composto por:

  • Eclipse Helios PHP
  • Xampp
  • Nooku
  • Joomla 1.5.21
  • Tortoise SVN

Escolhi este projeto para hospedar este tutorial, porque será um dos primeiros a usar o Nooku, porem em breve terei outros projetos como

  • Componente para Gerenciar Usuários identificados por codigos

  • Componente para Cadastro de Currículos e Analise

  • Componente para Cadastro de Vagas e Oportunidades de Trabalho

  • Componente para Encaminhamento e Cruzamento de Currículos e Oportunidades

  • Componente para Avaliação de Encaminhados

  • Componente para Extrato de Notas Escolares

  • Componente para Cadastro em Eventos incluindo Projetos

Importanto o projeto com o Eclipse

Importe o projeto nooku_tools do repositorio: http://svn2.assembla.com/svn/nooku-tools/trunk Aqui vou considerar que criou o projeto de nome Nooku-Tools no Eclipse, e que este está no diretório: e:\workspace-helios-php-csat\Nooku-Tools

Importe agora, o projeto nooku-framework do repositório http://svn2.assembla.com/svn/nooku-framework/trunk, dando o nome Nooku e este irá ser encontrado no diretório: e:\workspace-helios-php-csat\Nooku.

Observe que em todos os casos os nomes de diretórios não contem espaços. Isto é importante, algumas ferramentas podem apresentar problemas, e evita de se ter que colocar os nomes dos diretórios entre aspas.

Importando ou criando seu projeto Joomla

Importe ou crie o projeto que irá abrigar sua instalação Joomla, siga o procedimento padrão de instalação do seu Joomla, irei considerar que usou o diretorio c:\xampp\htdocs\joomla_mastering

Copiando os diretórios certos no lugar certo para o Projeto Joomla

No windows XP infelizmente não temos uma boa forma de se criar Link Simbólicos, como fazemos no Unix/Linux, nem mesmo como agora é suportado no Vista e Seven. Portanto não poderemos adotar o exemplo apresentado pelos desenvolvedores do Nooku.

Como estou usando o eclipse fica fácil manter uma copia entre tais diretórios, porem ainda assim é um trabalho mecânico e cansativo. Sugestões são bem vindas, já estou pensando em algo baseado na classe Console_CommandLine do PHP. Caso eu tenha sucesso, estarei compartilhando aqui no GitHub.

O processo de copia é simples, so diferenciando para o diretório site que deve ser copiado para o raiz de seu Joomla.

##Usando o TortoiseSVN para auxiliar a manter o código atualizado. Fazendo alguns testes como o TortoiseSVN, percebi que é possível manter uma das estruturas de diretório em um Repositório e outra Estrutura em outro Repositório. Assim ao fazer a copia manual da estrutura de diretórios do Nooku, cuide para que os diretórios de configuração do SVN também sejam levados. Porem não copie o diretório .svn do da pasta code nem da pasta site.

#Ativando o Plugin no Joomla Como estamos em um ambiente de desenvolvimento adotaremos um procedimento diferente para instalar o plugin, ao invez de usarmos o instalador do joomla, inseriremos manualmente as configurações do plugin direto no Banco de Dados.

Portanto usando sua ferramenta preferida para gerenciar o MySQL, use a diretiva SQL abaixo, substituindo "#_" pelo prefixo adotado em sua instalação, por padrão é usado "jos".

  INSERT INTO 'jos_plugins' ('id', 'name', 'element', 'folder', 'published') VALUES  ('0', 'Nooku Framework', 'koowa', 'system', '1')

Ajustando o Acesso ao Banco de Dados

Uma vez que o Nooku exige o uso do driver mysqli, vc deve alterar seu arquivo de configuração do Joomla.

Onde está:

var $dbtype = 'mysql';

mude simplesmente para:

var $dbtype = 'mysqli';

#Agradecimentos Este material está sendo criado com base no material postado por Torkil Johnson no blog: http://blog.bedre.no/nooku/tutorials/installing-nooku-framework-with-the-symlinker/ que foi sugerido por Herman Peeren na lista [email protected]

Testando o Nooku, um componete de exemplo

Instalando o com_harbour