Agora vamos falar um pouco sobre as diferenças entre os sistemas operacionais.
A primeira pergunta a ser respondida é porque o Windows é largamente utilizado. O principal foco disso seria o Software Proprietário, a maioria das empresas que possui um software de gestão, finança, estoque ou coisa do tipo, possuem um software bem antigo que foi criado há muito tempo usando as ferramentas da Microsoft e então só roda no windows, e o segundo ponto disso seria que quando você compra um computador em uma loja ou coisa do tipo, o Windows já vem embutido nele com uma licença com preço bem mais baixo.
O coração do MacOS é o unix, a estrutura de arquivos, o terminal e coisas do tipo são bem parecidas com ele. Só que a Apple usa Hardware e Softwares proprietários, que são tão bem feitos que acabam criando um ecossistema para o usuario utilizar de forma transparente e suave, o Iphone, Ipad, Ipod, Macbooks e Apple TV foram desenhados para funcionar em conjunto. Aqui no Brasil não é tão usado por causa do alto preço, mas la fora a Maçã é bastante utilizada.
O linux possibilita várias coisas que nem o Windows e nem o MacOS possibilitam, como por exemplo:
- Desktop personalizado e pessoal
- Liberdade para alterar o que quiser
No primeiro capitulo, citamos o fato de alguns aplicativos não estarem disponiveis para o Linux, o que também ajudou o Windows a se popularizar para ambientes Desktop e coisas do tipo. Só que hoje em dia o cenário é completamente diferente, a maioria das aplicações são feitas para rodarem em nuvem, então você utilizar Linux ou Windows não vai mudar nada, já que tudo vai ser feito no seu Navegador. E é claro, o Linux também pode servir como um servidor web, um banco de dados e qualquer tipo de servidor.
Quando estamos comparando os Sistemas Operacionais, também é importante falar sobre a Grafic User Interface e Command Line Interface, a Microsoft sempre foi forte com a sua GUI, enquanto a CLI só começou a ganhar forma nos últimos anos. A GUI da Microsoft até o Windows10 foi o DOS, e atualmente colocaram o PowerShell, aonde é possivel rodar o Windows sem a GUI, apenas com a CLI. Já o Mac sempre manteve muito o seu foco em GUI, aonde tem a melhor do mercado há muito tempo, por outro lado não é possivel rodar o sistema apena pela CLI. E claro, no nosso pinguim é possivelmente alternar sempre o que você quer usar!! Seja GUI ou CLI.
Agora vamos falor um pouco sobre os Ciclos De Manutenção.
Em termos de ciclo de manutenção, a Microsoft adota os patchs em formas de updates, aonde eles forçam o usuario a atualizar o sistema.
O MacOS também adora o sistema de updates, mas diferente do Windows é muito mais suave e eles não forçam o usuário a atualizar o sistema.
O ciclo de atualização do linux é bem menor, praticamente você tem um update por semana e as distribuições lançam uma nova versão a cada ano, é bem mais versátil.