Diferente do que muitas pessoas pensam, até esse ponto você já deve saber que o Linux apesar de ser muito bom para servidores não é usado apenas para isso, já que também pode ser um desktop muito poderoso e com diversas opções de uso. Agora vamos falar um pouco mais sobre as famosas Switchs de programas, começando pelo querido Gnome.
O gnome foi um dos primeiros gerenciadores de janela que apareceu no mercado, usando o famoso framework GTK, o uso de memória do Gnome é alto, mas se você tem pelo menos 4gb de ram vai poder usar ele sem nenhuma preocupação. Podemos dizer que as distros mais famosas que usam ele são:
- Fedora
- Debian
- Ubuntu
- Suse
- CentOS
- SteamOS
O uso de gerenciadores de janelas podem variar de ano para ano, já que as distruibuições estão sempre evoluindo, um exemplo disso seria o Ubuntu que até pouco tempo usava o Unity, e algumas também permitem que você escolha qual quer usar na hora da instalação.
O KDE também é bem antigo, ele usa o framework QT que é um pouco mais pesado que o Gnome(nada que 4GB de ram não resolvam também), hoje em dia eles usam o Plasma, que é uma area de trabalho muito responsiva, e que consegue se adequar a qualquer tipo de tamanho de tela. As principais distribuições que usam o KDE são:
- OpenSuse
- Gentoo
- Fedora
- Kubuntu
- ArchLinux
Agora nos temos o XFCE, que é um dos mais leves e rapidos, geralmente usado em distruibições que tem foco em computadores mais leves, mas o topico mais legal sobre ele é que ele incorpora a filosofia do UNIX tradicional de modularidade e reutilização. As principais distribuiões que usam o XFCE são:
- Mint
- Debian
- ArchLinux
- Manjaro
É bom lembrar que não existem apenas GNOME, KDE e XFCE, esses são os mais famosos, abaixo vou deixar alguns prints de distribuições para você poder escolher a que mais te agrada.