Skip to content

Latest commit

 

History

History
31 lines (17 loc) · 2.27 KB

1-Boas-vindas.md

File metadata and controls

31 lines (17 loc) · 2.27 KB

01 - Boas vindas

Sejam bem vindos ao tutorial de instalação do ArchLinux da He4rt Developers, aqui nos vamos desbravar essa distribuição temida por alguns e amada por muitos usuários do nosso querido pinguim e no final ter aquele sorriso que finalmente conseguimos instalar esta magnífica distruibuição.

Antes de começar

Vejo muitas pessoas que se frustram com essa distribuição ao tentar instalá-la pela primeira vez, simplesmente por não entenderem a proposta que o sistema nos da que é do it yourself (faça você mesmo), ou seja, nós usuários é quem montamos nosso sistema! Então antes de começarmos peço que leiam os tópicos abaixo para esclarecimento de algumas dúvidas.

Perguntas frequentes

Eu sou um completo iniciante no GNU/Linux. Eu deveria usar o Arch?

Por mais que esse tutorial tenha um "4noobs" no nome, se você não tem uma bagagem um pouco abrangente com o sistema Linux EU não recomendo que você utilize essa distribuição logo de cara devido a proposta do próprio sistema, mas caso esteja disposto a investir tempo para aprender esse novo sistema e aceitar a proposta passada pelo sistema seja livre e nos acompanhe nesse tutorial.

Por que eu não gostaria de usar o Arch ?

Citando alguns tópicos da resposta dada pela Wiki da distribuição. Você pode não querer usar o Arch, se:

  • você não tem habilidade/tempo/desejo para uma distribuição GNU/Linux do tipo faça você mesmo.
  • você precisa de suporte a uma arquitetura diferente de x86_64.
  • você acredita que um sistema operacional deve se autoconfigurar, vir pronto para usar e incluir um conjunto padrão completo de softwares e ambiente de área de trabalho na mídia de instalação.

A quais arquiteturas o Arch dá suporte ?

O Arch só oferece suporte à arquitetura x86_64 (algumas vezes chamada de amd64).

Wiki do ArchLinux

A partir do momento que você decide instalar esta distribuição a Wiki será sua fiel companheira nessa jornada! É lá que encontraremos todas as informações para configurar o ArchLinux, então você tem que "gostar" de ler manuais.

Tendo tudo isso em mente podemos prosseguir, te vejo no próximo arquivo :)