Skip to content

Latest commit

 

History

History
43 lines (23 loc) · 4.17 KB

README.md

File metadata and controls

43 lines (23 loc) · 4.17 KB

EPM Tag Port

Operando sobre Datasets obtidos através do Sistema EPM (o software PIMS da Elipse Software)

Nos processos de análises de dados uma das etapas iniciais é a definição um conjunto de dados sobre os quais serão realizadas inúmeras ações e processamentos para então, extrair as tão preciosas informações para direcionamento de ações futuras.

Na grande maioria das vezes, estes dados são coletados e armazenados em algum grande sistema de informação, de onde precisam ser selecionados e extraídos e empacotados em um formato padrão para posterior encaminhamento aos analistas.

Em geral, para séries temporais, o padrão utilizado é um arquivo .CSV (Comma Separated Values), porém atualmente, com as novas demandas de grandes volumes de dados, maior capacidade de processamento, etc., um padrão aberto vem se destacando para atender estes e outros requisitos - é o HDF5, o formato de arquivo escolhido para armazenar os datasets extraídos a partir de um Sistema EPM.

O que é o Sistema EPM e como gerar datasets no formato HDF5

O Elipse Plant Manager, ou simplesmente EPM, é um software do tipo PIMS (Process/Plant Information Management System) que coleta, processa, armazena e disponibiliza dados de processo oferecendo aos seus usuários uma plataforma completa para aplicação dos seus conhecimentos técnicos e atuação objetiva em uma estratégia de melhoria e/ou gestão continuada de processos.

Esta plataforma oferece inúmeras ferramentas para visualização e manipulação de dados de processo como: gráficos de tendência, integração com planilhas eletrônicas, relatórios, dashboards web, sistemas de automatização de processamentos e integrações com a linguagem Python, hoje referência para qualquer implementação de Big Analytics.

Para atingir esse objetivo, o Sistema EPM disponibiliza diversas ferramentas que foram desenvolvidas para auxiliar o usuário nesse processo de manipulação de dados, uma dessas ferramentas é o EpmTagPort, que permite ao usuário a exportação de um pacote de dados e informações de um EPM Server para outro, gerando um arquivo com a extensão .hdf5. Além disso, por se tratar de um padrão aberto, também é possível manipular diretamente este arquivo por qualquer sistema que suporte este formato.

Mais informações referentes ao EPM no site da EPM - Elipse Software.

Para uma rápida ideia do que é o Sistema EPM, assista ao vídeo a seguir (só 2 minutinhos) ! O EPM


Por que HDF5?

O arquivo HDF5 tem um formato hierárquico de organizar os dados muito semelhante ao sistema de diretórios, o que permite a criação de Datasets com dados complexos de fácil e eficiente acesso, o que justifica sua ampla usabilidade no armazenamento de grandes quantidades de dados numéricos, além de também permitir que os metadados sejam armazenados junto aos Datasets.

Os arquivos HDF5 são estruturados usando dois tipos de objetos, os Grupos e os Datasets. Fazendo uma analogia com o sistema de diretórios, os grupos são como as pastas e os datasets como arquivos, sendo que dentro de um grupo podemos ter diversos datasets. O HDF5 também nos permite armazenar os metadados de um grupo e/ou dataset junto ao objeto, como será demonstrado nos exemplos a seguir.


Os tópicos a seguir disponibilizam exemplos de como realizar análises sobre séries temporais utilizando a linguagem Python sobre dados de processo armazenados em arquivos no formato HDF5 gerados a partir da ferramenta EPMTagPort.


Aprenda mais sobre HDF5 na linguagem Python: HDF5 with Python: Course Introduction