Para incluir a placa ESP8266 NodeMCU na IDE Arduino, acesse o menu Arquivo e em seguida Preferências. No campo URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas preencha com o seguinte endereço:
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Clique em OK para continuar. No menu Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de Placas procure por esp8266 by ESP8266 Community e clique em Instalar:
Com isso o NodeMCU irá aparecer na sua lista de placas disponíveis. Para utilizar o NodeMCU com a IDE Arduino, no meu caso o modulo é o (ESP-12E Module) da lista:
Após carregar o programa, talvez seja necessário pressionar o botão RST (RESET) do ESP8266 NodeMCU para que o programa seja corretamente executado.
Crie o repositorio e abra a pasta ACS712 na IDE do Arduino, para posteriormente upar o codigo com o microcontrolador desejado. No meu caso o modulo foi utilizado juntamente com ESP8266 NodeMCU-12E, o esquematico de ligação pode ser encontrado logo abaixo, utilizando o pino Analogico do ESP8266 NodeMCU A0.
Para se utilizar o sensor com o nodeMCU você precisará:
- Alimentação de 5V para o sensor, pino Vin se a alimentação da placa for via USB.
- A entrada ADC do ESP8266 funciona na faixa de 0-1 Volts, isso significa que você precisa usar o divisor de tensão para converter a faixa de 0-5V da saida do sensor para 0-1V.
Com o programa carregado, espere alguns segundos para a calibragem do sensor e posteriormente coloque o sensor de corente em serie do circuito a ser analizado.
Arthur Coelho Estevão |
---|