A Receita Federal vem enfrentando uma redução extrema em seus cargos operacionais, a reposição de cargos tem sido muito inferior a contratação, segundo a coordenação de gestão de pessoas do órgão é estimado que a Receita Federal tenha ficado em um déficit de mais de 20.000 servidores. O que acaba acarretando em uma baixa operacional na instituição. A necessidade de um concurso público é requerida para que possa se manter o controle do volume de operações a qual a receita deve lidar diariamente.
Os principais fatores relativos ao déficit operacional são as altas taxas de aposentadoria e o crescimento da faixa etária que compõe os servidores, ao qual pode acarretar em uma agravante do quadro operacional da Receita Federal.
Para a solicitação, Receita Federal, o órgão solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a realização de um Concurso Público para a Receita Federal, com o intuito de preencher 2.153 vagas, as quais a maioria corresponde a Analista tributário e a minoria corresponde ao cargo de Auditor Fiscal.
São dois cargos ofertados para o Concurso da Receita Federal, para ambos os cargos é necessário possuir nível de ensino superior para qualquer área de atuação. Os salários chegam até R$19.669,01, porém, é esperado o aumento salarial para a Receita Federal, a qual pode promover um aumento para até R$21.487,09, um valor bem significativo. Tal aumento é previsto pois o potencial valor de arrecadação tem expectativas de aumento segundo estudos realizados pela Receita Federal.
Para o Concurso Público da Receita Federal são ofertados dois cargos, estes cargos correspondem as seguintes características a seguir.
-
Auditor Fiscal: Para o cargo de Auditor Fiscal, sua função é elaborar funções administrativas-fiscais, prover consultas, restituições ou compensação de tributos e contribuições. O Auditor Fiscal também tem a função de promover o controle aduaneiro, apreensão de mercadorias irregulares e também auditar contabilidades e órgãos.
-
Analista Tributário: Para o cargo de Analista Tributário, sua função é a fiscalização e desembarque de importação e exportação, além de tais funções, o Analista deve realizar análises de riscos para cargas, o controle de segurança aduaneira e o desembaraço de bagagens.