Qualquer pessoa pode sugerir melhoramentos para a linguagem ou correções de bugs. Uma recomendação é abrir uma issue no GitHub antes, para colher a opinião da comunidade e evitar rejeições de contribuições.
Seguimos o padrão do GitHub para modificações. Modificações são feitas por meio de Pull Requests, que nos mostram quais partes do código mudaram da versão atual para a proposta de modificação.
Havendo aprovação dos mantenedores do projeto, juntamos a modificação ao código atual (merge) e lançamos novas versões de tempos em tempos.
O ambiente em que executamos é o Node.js que, basicamente, executa código JavaScript. Ou seja, se você tem conhecimento em JavaScript, é um primeiro passo para poder colaborar conosco. Por padrão, o Node.js vem com o NPM instalado, mas não o usamos. Usamos o Yarn, mais moderno e rápido. Você pode instalar o Yarn usando o comando abaixo (já tendo o NPM instalado):
npm install -g yarn
Feito isso, no diretório raiz do projeto, execute:
yarn
Isso deve baixar e instalar os pacotes que Delégua precisa para ser desenvolvida.
Delégua funciona em qualquer sistema operacional que tenha uma versão de Node.js compatível.
Para os fontes, usamos TypeScript (versão mais recente). Normalmente desenvolvemos em Visual Studio Code, e, ao abrir o projeto nele, já temos as configurações para depurar (debugar) Delégua. Outros editores podem ser usados, mas não temos arquivos de suporte a todos eles.
Nós usamos testes unitários para testar todos os componentes de Delégua. Nossa biblioteca de testes é a Jest: https://jestjs.io/. Não é preciso escrever testes unitários para contribuir com a linguagem.
Recomendamos fazer um fork do projeto (ou seja, uma cópia em separado), modificar essa cópia e abrir uma Pull Request da sua cópia para o repositório oficial. Este vídeo pode ajudar.
Ao abrir uma Pull Request, fazemos alguns testes automatizados para verificar se sua modificação tem ou não problemas. Você pode fazer os mesmos testes no seu ambiente local usando o comando:
yarn testes
Isso testa a modificação com os exemplos de linguagem que temos no repositório. Para testar outros aspectos, use:
yarn testes-unitarios